Tratamentos a Laser

Hiperplasia Prostática Benigna

A Hiperplasia Prostática Benigna é uma doença urológica provocada pelo aumento do volume e do peso da próstata. Com isso, a passagem da urina pela uretra fica prejudicada. Consequentemente, a qualidade de vida e a saúde do paciente também sofrem, com sintomas como o aumento da frequência urinária, esforço para urinar e até a urge-incontinência urinária.

O tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna deve ser individualizado. Nos casos mais leves, a doença pode ser tratada com observação cuidadosa ou uso de medicamentos. Estes, têm a função de relaxar a uretra prostática e colo vesical, diminuindo parcialmente o seu tamanho.

Já nos pacientes mais graves, com obstruções mais severas da uretra, a cirurgia pode ser o tratamento mais adequado.

Existe também a possibilidade, em casos selecionados, da realização de procedimentos cirúrgicos endoscópicos e minimamente invasivos, como o Greenlight Laser.

Greenlight Laser

O Greenlight Laser é um equipamento utilizado para o tratamento cirúrgico da Hiperplasia da Próstata. Ele possui uma fibra fina e delicada, que emite laser verde pela extremidade. Esta fibra é inserida na uretra do paciente. Uma vez no órgão, a energia emitida pelo Greenlight Laser vaporiza o tecido em excesso na região.

Assim, a obstrução da passagem da urina é desfeita e os sintomas da Hiperplasia Prostática Benigna se reduzem muito ou até mesmo desaparecem.

O Greenlight Laser é minimamente invasivo. A técnica reduz os riscos associados à cirurgia, permite um menor tempo de internação, menor sangramento e uma recuperação mais rápida.

Cálculos Renais

Conhecida popularmente como “Pedras nos rins”, os cálculos renais são provocados pelo excesso e acúmulo de minerais existentes na urina. Estes, por sua vez, dão origem a formações endurecidas nos rins e nas vias urinárias.

A crise de Cólica Renal costuma ser muito dolorosa. Durante as crises mais severas, o atendimento médico-hospitalar pode ser necessário, incluindo o tratamento cirúrgico, que pode ser realizado de diferentes formas.

Ureteroscopia Rígida

Trata-se de um método minimamente invasivo para o tratamento do Cálculo Renal. Neste, um endoscópio rígido é inserido na uretra do paciente, no sentido contrário ao da urina. Com uma câmera na ponta, e com o auxílio de aparelhos de Raios-X, os médicos localizam o cálculo (pedra). A fragmentação é feita com laser e os fragmentos restantes são removidos com o auxílio de pinças especiais em forma de cesta.

A Ureteroscopia rígida não exige nenhum tipo de incisão. Ela é indicada para a remoção de cálculos nas porções do ureter mais próximas da bexiga.

A Ureteroscopia Rígida é realizada com anestesia geral, ou ainda raquianestesia com sedação. A duração é de 20 a 30 minutos. No geral, o paciente permanece no hospital por menos de 24 horas e é liberado para casa.

Ureteroscopia

Ureteroscopia Flexível

Assim como a Ureteroscopia Rígida, a Ureteroscopia Flexível também consiste em um tratamento endoscópico e a laser. No entanto, ele é realizado com um aparelho mais longo, capaz de se moldar e ser introduzido em regiões mais tortuosas da anatomia do paciente, como a pelve renal e seus cálices.

De forma geral, a Ureteroscopia Flexível é indicada para cálculos urinários mais distantes, de ureter alto, de até 2 centímetros ou maiores de 2 centímetros quando o paciente apresenta contra-indicações para procedimentos mais invasivos.

Assim, na Ureteroscopia Flexível, um cateter com uma microcâmera na ponta é inserido nas vias urinárias do paciente, até as regiões do ureter ou dos rins. Uma vez localizado o cálculo renal, com o auxílio de aparelhos de Raios-X, o cálculo é fragmentado e removido.

A Ureteroscopia Flexível é realizada com anestesia geral na maioria das ocasiões. A duração é de até 90 minutos. No geral, o paciente permanece no hospital por menos de 24 horas e é liberado para casa.

Nefrolitotripsia Percutânea

Nesse procedimento minimamente invasivo, o rim é acessado diretamente através de um punção na região lombar. Nesta região, com auxílio de um fio-guia e de equipamento de Raios-X são realizadas sucessivas dilatações do trajeto até o cálice renal selecionado. Assim, são introduzidos os equipamentos a laser para a fragmentação e as pinças especiais para remoção do cálculo renal.

De forma geral, a Nefrolitotripsia Percutânea é indicada para pacientes com cálculos renais com mais de 2 centímetros ou inacessíveis pela Ureteroscopia Flexível.

Tratamentos de Próstata a Laser

A cirurgia a laser da próstata é usada para aliviar os sintomas urinários moderados a graves causados pelo aumento benigno da próstata – uma condição conhecida como hiperplasia prostática benigna (HPB).

Durante a cirurgia a laser de próstata, seu médico insere uma câmera através da ponta do pênis no tubo que transporta a urina a partir da bexiga (uretra). A próstata envolve a uretra e, se a próstata estiver aumentada, restringe o fluxo de urina da bexiga. Um laser passado através do equipamento fornece energia que encolhe ou remove o excesso de tecido da próstata que está impedindo o fluxo de urina.

Os lasers usam luz concentrada para gerar calor preciso e intenso. Existem vários tipos diferentes de cirurgia a laser de próstata, mas o mais moderno e recomendado atualmente se chama:

Enucleação da próstata com holmium laser (HoLEP). Um laser é usado para cortar e remover o excesso de tecido da próstata que está bloqueando a uretra. Outro instrumento (morcelador) é então usado para cortar o tecido da próstata em pequenos pedaços que são facilmente removidos. HoLEP pode ser uma opção para homens que têm uma próstata muito aumentada.

O tipo de cirurgia a laser que seu médico recomenda dependerá de vários fatores, incluindo:

• O tamanho da sua próstata
  • Suas doenças associadas e medicamentos em uso
  • O tipo de equipamento a laser disponível

Por que é feito:

A cirurgia a laser da próstata ajuda a reduzir os sintomas urinários causados pela HPB, incluindo:

• Necessidade frequente e urgente de urinar
  • Dificuldade em iniciar a micção
  • Micção lenta (prolongada)
  • Aumento da frequência de micção à noite
  • Parar e recomeçar ao urinar
  • A sensação de que você não pode esvaziar completamente sua bexiga
  • Infecções do trato urinário

A cirurgia a laser também pode ser feita para tratar ou prevenir complicações devido ao fluxo de urina bloqueado, como:

• Infecções recorrentes do trato urinário
  • Danos nos rins ou na bexiga
  • Incapacidade de controlar a micção ou incapacidade de urinar
  • Pedras na bexiga
  • Sangue na sua urina

A cirurgia a laser pode oferecer várias vantagens sobre outros métodos de tratamento da HPB:

• Pode levar várias semanas a meses para ver uma melhora perceptível com medicamentos.
  • As melhorias nos sintomas urinários da cirurgia a laser são perceptíveis imediatamente.

As vantagens sobre a cirurgia tradicional, como ressecção transuretral da próstata (RTU) e prostatectomia aberta, podem incluir:

• Menor risco de sangramento. A cirurgia a laser pode ser uma boa opção para homens que tomam medicamentos para diluir o sangue ou que têm um distúrbio hemorrágico que não permite que o sangue coagule normalmente.
  • Menor ou nenhuma internação hospitalar. A cirurgia a laser pode ser feita em regime ambulatorial ou com apenas uma internação durante a noite.
  • Recuperação mais rápida. A recuperação da cirurgia a laser geralmente leva menos tempo do que a recuperação da RTU ou cirurgia aberta.
  • Menor necessidade de cateter/sonda. Os procedimentos para tratar uma próstata aumentada geralmente requerem o uso de um tubo (cateter/sonda) para drenar a urina da bexiga após a cirurgia. Com a cirurgia a laser, geralmente é necessário um cateter por menos de 24 horas.

Como você se prepara:

Alimentos e medicamentos:

Vários dias antes da cirurgia, seu médico pode recomendar que você pare de tomar medicamentos que aumentam o risco de sangramento, como:

• Anticoagulantes, como varfarina ou clopidogrel.
  • Analgésicos sem receita médica, como aspirina, ibuprofeno ou outros antiinflamatórios.

É provável que lhe prescrevam um antibiótico para prevenir a infecção do trato urinário.

Outras precauções:

Organize o transporte porque você não poderá dirigir para casa após o procedimento naquele dia e poderá ter um cateter na bexiga.

O que você pode esperar:

• Antes da cirurgia, você receberá anestesia geral ou raquianestesia. Com anestesia geral, você ficará inconsciente durante o procedimento. Com a raquianestesia, você permanecerá consciente, mas a dor será bloqueada na área cirúrgica. Exatamente o que você pode esperar durante e após a cirurgia a laser de próstata varia dependendo do tipo específico de laser e da técnica utilizada.
  • Durante o procedimento:

Uma câmera (fibra óptica) muito fina é inserida através da ponta do seu pênis na uretra. O laser inserido através do equipamento é usado para cortar (enuclear) o tecido da próstata bloqueando o fluxo de urina. O seu médico também pode usar instrumentos para remover pedaços cortados de tecido prostático da bexiga.

• Após o procedimento:

Você provavelmente terá um cateter urinário por causa do inchaço que bloqueia o fluxo de urina. Se você não conseguir urinar após a remoção do tubo, seu médico pode reinserir o cateter para permitir que você se recupere até que o inchaço diminua e você possa urinar normalmente.

Você também pode notar:

• Sangue em sua urina. É normal ver sangue por alguns dias ou semanas após o procedimento, desde que não haja obstrução ao fluxo de urina.
  • Sintomas urinários irritativos. Você pode sentir uma necessidade urgente ou frequente de urinar, ou pode ter que se levantar com mais frequência durante a noite para urinar. A maioria dos homens sente queimação, especialmente na ponta do pênis e perto do final da micção.

É provável que seu médico recomende que você:

• Vá com calma. Evite atividades extenuantes, como levantamento de peso, até que seu médico aprove. Pode ser necessário esperar até duas semanas após o HoLEP.
  • Abstinência sexual. Seu médico pode recomendar esperar uma semana ou duas após o procedimento. Ejacular muito cedo pode causar dor e sangramento.
  • Tome a medicação conforme prescrito. Se o seu médico prescrever antibióticos, faça o tratamento completo.

Resultados:

A cirurgia a laser da próstata melhora o fluxo urinário para a imensa maioria dos homens. Os resultados costumam ser muito duradouros e satisfatórios.

Olá, como posso ajudar você?